26 de jun. de 2011

DEPOIMENTO DO PROFESSOR DE VETERINÁRIA MARÇAL GONDRA SOBRE O SINDI

     
           Se tem uma coisa que eu gosto, é de conhecer coisas novas e principalmente gente com coisas novas. Fui apresentado à turma do SINDI da Bahia e fiquei surpreso  com a determinação que eles defendem a RAÇA. Fui convidado a apresentar algum “comentário” (prefiro dizer desta forma) sobre o que eu acho da raça: Aqui vai:
         Sou médico veterinário  da Secretaria da Agricultura – SEAGRI a disposição da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola –EBDA   Lotado na Estação Experimental de Aramari, no CENTRELEITE que é um Centro de Treinamento para Agricultores Familiares no município de Aramari, próximo a Alagoinhas – Bahia. Sou instrutor de cursos de Laticínios de bovinos e bubalinos, e há algum tempo tento mostrar aos produtores da Bahia, como transformar esta maravilhosa e perfeita criação de Deus, em derivados, sempre da melhor forma e enfatizando que a qualidade da matéria prima, é condição primária e definitiva para se obter um produto completo em todos os aspectos. 

         Analisando pelo lado de qual raça seria mais indicada para uma matéria prima de qualidade ficaria com uma certeza: A que pudesse produzir , sem ser muito agredida pela nossa maior dificuldade; a inconstância climática e a segunda maior, a certeza da falta. “ E no dia que os homens colocarem diante dos olhos, um chumaço de capim seco e um copo de leite, entenderão que um laboratório tão sofisticado que consegue fazer esta transformação, só pode ser divino e merece muito respeito”. E a raça SINDI me parece ter a nossa cara. Arriscaria até formular um título para defini-la “ O SINDI TEM A CARA DO NORDESTINO: É PEQUENO, FORTE E MUITO PRODUTIVO”.
Marçal de Gondra

2 comentários:

  1. Marçal, vi seu depoimento sobre o Bahia Red Sindhi pela internet e achei ótima. Bidanha até que um dia voltamos a nos comunicarmos, espero que não nos perdemos mais de vista, desejo muitas felicidades, Ademar Brasileiro, Assis e Walter Careca.

    ResponderExcluir
  2. Bidanha, meu e-mail é o seguinte: abbezerra2012@gmail.com, aguardo notícias suas, te desejo muita saúde e muitas felicidades.

    Tchau!
    Ademar Brasileiro.

    ResponderExcluir

Pensamento do mês