13 de mai. de 2020

O SINDI - CRIAÇÃO DE BOVINOS - DORCIMAR C. MARQUES


Raça Sindi
Esta raça provém de uma província do Paquistão, chamada Sind, onde recebe a denominação de Red Sindi. No Brasil, é conhecida com o nome de Sindi e classificada no mesmo grupo do gado Gir, ou seja, o III tipo básico de gado indiano. Esse grupo III enquadra o gado de perfil craniano ultraçonvexo, corpo compacto, barbela e umbigo pendulosos. O rebanho Sindi existente no Brasil é o resultado de duas importações: a primeira ocorreu no ano de 1930 e a segunda em 1952, segundo Santiago, em seu livro A EPOPÉIA DO ZEBU.
Na verdade, mesmo tendo encontrado no Brasil condições excepcionais para viver e produzir, o rebanho Sindi é ainda representado por um número pouco significativo, pois, além de sua importação relativamente recente, poucos são os pecuaristas que se dedicam à sua criação. Adapta-se, perfeitamente, ao clima e às condições de criação existentes em nosso país, uma vez que em seu lugar de origem é criado exclusivamente em regime de campo.
Características

Porte - O Sindi é um gado de pequeno porte e de boa aparência, lembrando o Gir vermelho.
Pelagem – Sua pelagem é vermelha, sendo que em muitos exempla res podem aparecer manchas brancas em qualquer parte do corpo. A pele e mucosa são escuras.
Cabeça - E pequena e de perfil convexo. Os chifres são curtos, grossos na base, crescendo para fora e para trás, sendo que nas fêmeas seu crescimento é para fora e para cima. As orelhas são de tamanho médio e caídas. Os olhos são escuros.
Pescoço - É curto e forte, com barbela bem desenvolvida e pregueada.
Cupim - É relativamente grande nos machos e colocado firmemente sobre a cernelha.
Tronco - Peito desenvolvido e tórax amplo, com bom arqueamento de costelas. Linha dorso-lombar reta. Boa cobertura muscular    rupa arredondada e um pouco saliente em alguns animais. Úbere de bom tamanho e têtas grossas.
Membros - São curtos, bem aprumados e com regular cobertura muscular.
Cobertura muscular - Bem distribuída.
Pele - De coloração preta, flexível, macia coberta de pelos curtos e finos.

Aparência geral
Gado de bela aparência, dócil, vigoroso e de boa conformação para o abate.

Aptidão
Na Índia, o gado Sindi é o mais utilizado para produção de leite, chegando a produzir a média de 1700-1800 kg por lactação nas fazendas de melhor seleção. No Brasil, talvez pelo reduzido número de animais, ou mesmo pela falta de dados computados por técnicos, a raça não revelou a mesma aptidão leiteira.
Para produção de carne, mesmo sendo o gado Sindi bastante rústico e acostumado ao regime de campo, dificilmente conseguirá igualar-se às outras raças indianas, pois é de pequeno porte e de desenvolvimento mais lento.

Registro genealógico da raça
O serviço de registro genealógico da raça Sindi está a cargo da Sociedade Rural do Triângulo Mineiro, na cidade de Uberaba.
Alguns caracteres indesejáveis
Cabeça muito pesada.
Perfil côncavo.
Nimburi.
Prognatismo.
Chifres móveis.
Orelhas muito longas ou excessivamente curtas.
Focinho claro.
Peito estreito.
Cupim tombado para um dos lados.
Tórax deprimido.
Umbigo muito penduloso.
Vassoura da cauda branca.
Membros muito compridos e aprumos defeituosos.
Cascos brancos.
Monorquidismo ou criptorquidismo.
Úbere muito penduloso.
Despigmentação.
Crescimento retardado.
Fêmeas com vulva atrofiada.
Feminilidade no macho e masculinidade na fêmea.
Raça sindi: corresponde ao red sindi da Índia, 
onde é explorado para produção de leite








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensamento do mês