11 de abr. de 2013

NÃO DEIXE O CAMPO MORRER



Produtores Baianos frustrados com pacote da seca anunciado por Dilma


A FAEB - Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia comunga com a opinião inicial dos produtores rurais do Estado de que o anúncio do tão esperado pacote  de medidas para combater os efeitos da seca no Nordeste, lançado ontem pela presidente Dilma Rousseff, em Fortaleza, frustrou as expectativas gerais do setor agropecuário. Segundo o Presidente da FAEB, João Martins, infelizmente não foram anunciadas medidas efetivas de apoio à recuperação da economia do setor, que vive um processo acelerado de degradação,  nem que pudessem sinalizar o desenvolvimento futuro do semiárido. De acordo com ele, a maioria dos recursos já é carimbado e não vai, de forma alguma, irrigar a economia nordestina. Isso porque, aponta, dos 9 bilhões de reais anunciados pela Presidente,
Presidente da FAEB, João Martins
37% desse valor, é, na verdade, dinheiro que o governo vai deixar de arrecadar. Ou seja, não é dinheiro novo que será investido para melhorar a situação do Nordeste. Outros 33%, são recursos que já vem sendo gastos desde 2012, no PAC ou em outros programas. Então, nessa rápida análise do tão aguardado pacote, é possível perceber que quase 70% desse dinheiro não será aplicado, na prática.

A presidente
Dilma anunciou o aumento da oferta de carros-pipa para distribuição de água. Embora necessário, alerta Martins, “isso é apenas uma medida emergencial paliativa, que não vai de forma alguma ajudar o produtor rural a manter sua produtividade e rebanho. É de conhecimento de todos que muitas vezes os carros-pipa são utilizados com fins eleitoreiros pelos prefeitos municipais, que são os responsáveis por controlar essa distribuição de água. Esperemos que, com a distribuição da água pelo Exército a situação seja diferente”.
 
Dilma Rousseff, em Fortaleza, frustrou as expectativas

A construção de 267 mil cisternas, que também faz parte do pacote, poderia ser visto como um grande avanço para o semiárido, entretanto, “se dividirmos essas cisternas pelos 1.415 municípios em estado de emergência em todo nordeste, iremos perceber o quão irrisória é essa ação. Somente com medidas estruturantes de médio e longo prazos vamos evitar que o nordeste sofra com a seca a cada período de estiagem”, explica o Presidente da FAEB.  Ele acrescenta ainda que a expectativa era por anúncio de novos programas, inclusive com  medidas estruturantes, como: canais, transposição de agua, perenização de rios, novas adutoras, açudes, grandes barragens, poços artesianos. Isso não amenizaria o problema emergencial, mas criaria a expectativa de ter no futuro uma estrutura melhor para enfrentar novos problemas com a seca.
Nordeste pode ser uma região viável, próspera e competitiva.
“Temos certeza que o Governo está alerta para não deixar que a autoestima do nordestino desça a níveis críticos. Isso poderia levar a uma verdadeira desestruturação da agropecuária da região, provocando total abandono das atividades rurais, o que acabaria trazendo, também, graves consequências para as cidades, já que o êxodo rural é a saída óbvia encontrada pelo produtor e suas famílias que sofrem com a seca. Ressaltamos, o Governo precisa sinalizar claramente que o Nordeste pode ser uma região viável, próspera e competitiva. Não podemos ficar sempre em medidas de cunho assistencialista”, finaliza João Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensamento do mês