31 de jul. de 2011

A BAHIA NO NORDESTE


Quando em 2009 adquirimos nossas primeiras vacas Sindi, em leilão da EMEPA - Estação Experimental da Paraíba – com surpresa recebemos do Presidente Paulo Leite a seguinte informação: éramos os primeiros baianos associados à ABCSindi, e a Bahia, o último estado do nordeste a ter criadores associados. Na verdade, desde que iniciamos nossos trabalhos com a raça Sindi, visitando Centros de Pesquisa, Universidades e Fazendas do semiárido da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, percebemos o distanciamento entre a cultura agropecuária prevalecente nestes estados e a que é praticada na Bahia. Por que isto acontece? Somos o estado que detém a maior porção de semiárido do Brasil e o que mais insiste em decalcar sistemas de produção pecuária do sudeste e centro-sul.
Será que a Bahia não se sente nordeste?

Neste brilhante artigo, o educador, escritor e presidente da Academia de Letras da Bahia, Doutor Edivaldo Boaventura, traz luz à questão.

Boa leitura a todos.

A BAHIA NO NORDESTE

Por Edivaldo M. Boaventura

Desde que fui funcionário da Sudene que sinto a dificuldade de a Bahia ser plenamente Nordeste. A intensa comunicabilidade entre os estados nordestinos não inclui a Bahia. Se os indicadores econômicos a aproximam da região, a antropologia a diferencia.

Ao recôncavo úmido e negro junta-se a região verde do cacau e do extremo sul. É um cenário bem distinto no nordestino. A cultura negra, que tanto marca a Bahia, tem aqui a melhor expressão nacional. É a diferença que conta e sou bem mais pela diferença do que pela identidade. Temos bem mais consciência de nossa negritude do que da nordestinidade. O contingente afrodescendente, à semelhança do dendê, dá a cor da Bahia.
A bem da verdade, o soteropolitano não tem nenhum orgulho em ser nordestino. O slogan de um supermercadoorgulho de ser nordestino”, do ponto de vista do marketing, na Bahia, não funcionou. Temos, sim, um tremendo orgulho místico de sermos baianos com o Dois de Julho, as nossas festas, a nossa culinária, o nosso passado, a nossa música, É preciso não esquecer que fomos corte! No meu tempo de aluno, a Bahia e Sergipe formavam o Leste. Anteriormente, até inicio do século XX, da Bahia para cima tudo era Norte. Gilberto Freyre e depois Celso Furtado formularam a criação social, política e econômica do Nordeste.
Embora não participando inteiramente da região, as mais das vezes a usamos politicamente. A Bahia pertence à Sudene, mas era Nordeste? O governador ou seu representante freqüentava o seu Conselho Deliberativo, uma espécie de pequeno parlamento nordestino. Houve até um superintendente da Sudene baiano, Paulo Souto. Do que eu sei, foi o único dentre muitos em toda a historia desse organismo regional. A participação da Bahia nos demais órgãos regionais tem sido muito reduzida. Quem se lembra de um baiano presidente do Banco do Nordeste? Além de Oliveira Brito e Aleluia, qual o outro baiano que dirigiu a Chesf, no Recife? E o Departamento Nacional de Obras Conta as Secas?

A Bahia não é sede de nenhum organismo regional importante. O Banco do Nordeste está suntuosamente instalado em Fortaleza. Aliás, quando da sua criação, no Congresso Nacional, poucos deputados baianos se pronunciaram a favor. Aliomar Baleeiro, por exemplo, foi contra, enquanto outros irmãos nordestinos, cearenses, pernambucanos e paraibanos lutaram pela sua institucionalização.

Em compensação, Recife funciona muito bem como capital regional. Assim procede e tira vantagens de sua liderança. A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), a Sudene e um Tribunal Federal da 5° Região, dentre outras instituições, localizam-se na capital pernambucana. Além do serviço que prestam, agregam fluxos de emprego e renda. Não obstante as barragens e a hidrelétrica terem sido instaladas no lado baiano do Rio São Francisco, Pernambuco com agressividade empresarial soube carrear muito antes do que nós a força e a energia da hidrelétrica. Pioneiramente, no distrito do Cabo, o governo pernambucano, criou um sistema de incentivos fiscais com a energia de Paulo Afonso.
Todavia, historicamente, a Bahia sempre foi Recôncavo e Sertão. A dualidade básica da nossa história. E os sertões de Teodoro Sampaio e Euclides da Cunha nos aproximam da contingência nordestina. Os sertões nordestinos começam em Feira de Santana, que responde ao chamado de Rui Barbosa: “Princesa do Sertão”. Hoje é bem mais rainha do que princesa. À entrada dessa cidade encontra-se o “Portal do Sertão”. Todo baiano nascido nas interioridades tem orgulho de ser sertanejo (Atenção: o vocábulo interior referente às pessoas é pejorativo, aconselho a não usá-lo). O sentimento de pertença aos sertões é forte. Com mais de 45% do extinto Polígono das Secas, a Bahia possui a maior porção do semiárido nordestino. A dinâmica das migrações sertanejas criaram centros populacionais importantes como Vitória da Conquista e Juazeiro. O complexo agricultor Juazeiro-Petrolina foi o Nordeste que deu certo.

A pouca consciência nordestina dos baianos é compensada pela força de recriar, interiormente, a Bahia.

Publicado no jornal A Tarde em 11/06/2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensamento do mês